23 de junho de 2009

Letras 34

"A gratidão da maioria dos homens não passa de uma secreta vontade de receberem beneficios maiores."

"Não há disfarce algum que, por muito tempo, possa ocultar o amor aonde ele existe, nem fingi-lo onde não existe"

(François Poitou, Duque de La Rochefoucauld)

5 comentários:

Mary disse...

Ainda bem que na primeira frase ele fala sobre "a maioria dos homens" e não generalizou... Porque a gratidão é algo muito bonito e eu acredito que ela existe em sua forma pura.

A segunda citação é perfeita. Não adianta fingir, não adianta ocultar. A verdade costuma aparecer.

Beijos!

Marcelo Barbosa disse...

Na verdade Mary, aprendi que gratidão e fidelidade (não necessariamente entre um homem e mulher que se relacionam amorosamente) são valores humanos que vem sido esquecidos ao longo dos séculos. Acho que existem sim, mas em pouquíssimas pessoas e quase nunca puros, infelizmente.

Isso me fez lembrar este meu post aqui:

http://marcelogtr.blogspot.com/2008/01/gratido.html

Quanto a fidelidade... mesmo que essa pessoa seja proxima a você, mesmo que você tenha ajudado essa pessoa de inúmeras formas com o tempo. Em pessoas desprovidas de tais valores (a maioria na minha opinião) mesmo que em nível incosciente, se ela puder fazer algo pra te diminuir ou expor ela o fará. O que me lembra outro post:

http://www.marcelobarbosa.com.br/blog/2006/05/letras-1.html

É claro que existe gente bacana que quer o nosso bem de verdade. De coração... Sabe qual é a minha dica? (Na verdade a dica dos grandes pensadores que adottei na minha vida) Delete sumariamente tudo que não te for interessante ou te fizer mal. Pessoas, lugares, trabalhos, programas. Simplesmente tire-os da sua vida. No tocante às pessoas, elas dificilmente mudam e, quando querem mudar, muitas vezes não conseguem por falta de força de vontade ou informação. Saber escolher qque vai estar por perto é um dos segredos da nossa vida e cada vez mais acredito nisso.

bjos!

Marcelo Barbosa disse...

ops...

Quero deixar claro que acredito que as pessoas podem mudar sim. Sempre. O problema é que dá muito trabalho e as pessoas preferem caminhos mais fáceis e justificar-se dizendo: - Eu sou assim. Não tenho culpa.

Na dúvida, como não se sabe o que vai acontecer melhos deletar.

;)

Pequena Gafanhota disse...

O problema é que as vezes as pessoas levam um certo tempo pra conseguir perceber quem é que quer o seu bem e quem é que não [como eu, algumas vezes :(] É medonho a capacidade que um indivíduo hoje tem de ser falso.

Acredito que só com o tempo esse sentido fica mais apurado e apredendemos a eliminar aquilo que nos faz mal. Como a sua dica. Apesar de simples não é tão fácil, pelo menos para mim, que, por acreditar, as vezes cegamente, que a pessoa vai/quer mudar, acaba por levar uma situação dessas a diante. Contudo, já estou mais "esperta" quanto à isso, rs.

A maioria das pessoas são assim porque a sociedade desperta o que há de ruim nelas, e o homem acaba sendo um produto do meio, com uma ilusão de escolha, que na verdade, é determinada também.

Anyways, tô começando a viajar aqui, Better stop. :P

=***** sugar.

Suzane Lima disse...

Que nada Marcelo...
nem precisa ser tão bonzinho sempre justificando coisas que podem ferir o orgulho ou idéias da gente, do tipo "é assim, mas em alguns casos pode ser diferente". Se não lhe recomendei, recomendo agora como leitura mais que urgente: Aforismos para sabedoria de vida, do Schopenhauer. Fala um pouco do homem, assim, do jeito como ele é, assim... vc sabe... e como lidar consigo e com os outros. Apesar do nome, vc encontra ele na seção de filosofia, não é classificado como livro de auto-ajuda, isto é, de otimismo barato. Apesar de que, esse sim serviria de ajuda de verdade pra um monte de gente (mas não é otimismo não, hehehe).

Abração!

 
Free counter and web stats