15 de junho de 2009

Bate Papo 9

"Pessoas muito emotivas/sentimentais não necessariamente possuem inteligência emocional. Pelo contrário, é muito comum não saberem o que fazer com suas emoções, não conseguirem controla-las e recairem em erros."

"Claro que o ideal é um equilibrio entre emoção e razão. Mas se fosse pra escolher um lado pra pesar mais eu escolheria o da razao. Pessoas muito emocionais normalmente sao infantis, instáveis e morrem cedo."

"Pessoas que racionalizam um pouco mais as coisas tendem ter um pouco mais de domínio sobre a sua própria vida. Pensam nas ações, nas reações, nas consequencias. Não costumam agir sempre por impulso, achando que o mundo pode acabar amanhã e que nada mais importa. Não defendo o racionalismo, mas acredito que a divisão com pelo menos 50% garantem uma vida mais estável, produtiva, positiva e longa"

E pra fechar, um trecho de um texto enviado pela Ervangelis:

"A Temperança
Feliz daquele que é capaz de ouvir a mente e o coração ao mesmo tempo. Não erra e não comete excessos. O que ouve a mente e o coração ao mesmo tempo não entra em conflito, pois exercita pela vida a reta ação em consonância com a reta intenção. Projetos e resultados felizes representam a merecida recompensa."

9 comentários:

Fernanda disse...

Sem dúvida alguma! Mas as vezes pe difiiiiiiiiiiiiicillll achar o meio termo... rs

Pequena Gafanhota disse...

Ambos se completam e eu até hoje nao descobri para que lado eu pendo mais... [será que isso é bom ou ruim? rss] Dependendo de como as pessoas retribuem os sentimentos que tenho para com elas e o reflexo positivo ou negativo que têm na minha vida, decido qual lado deixo dominar mais. Por outro lado quem não faz uma loucura ou outra..., isso nao é vida pra mim também. ;D

Gostei do post!

Beijobeijo.

Marcelo Barbosa disse...

Bom... apesar de eu ser artista, músico e da minha vida profissional depender dos sentimentos, dependo também de estar com a cabeça em ordem. E costumo observar muito a vida, a história dos grandes. Conheço inúmeros talentos altamente guiados pelo sentimento que morreram antes dos 30 por drogas ou simplesmente pelo estilo de vida. E conheço outras histórias de pessoas tão talentosas quanto, mas às vezes em outras áreas, com um final bem mais feliz. Racionalizando... acho que ser mais sentimento que razão acaba fazendo mais mal do que ser mais razão que sentimento. Apensar de, mais uma vez, não achar que a razão por sí resolve td, acho que ela serve pra direcionar os sentimentos. E os dois unidos são capazes de muito, mas muito mais do que separados.

Power Of Metal Russian Community disse...

Penso que a intuição é o melhor união dos sentimentos e das razão... Ela sempre diz a verdade, mas é muito difícil de ficar no meio em ponto, entre os sentimentos é a razão. Como Aristoteles disse sobre o meio de ouro (não sei como dizer isto exactamente em Portuguese)... Mas acho que ter sempre 50% de razão e 50% dos sentimentos é impossível, é a situação ideal. Quanto a mim sempre tenho quase 100% dos sentimentos ou quase 100% da razão, mas nunca em equilibrio rs

Mas talvez as pessoas que em nossos olhos vivam de sentimentos, simplismente tem o seu próprio razão que nos não compreendo rs

Espero que o meu portugues não é muito mal aqui

Suzane Lima disse...

"(...) Pessoas muito emocionais normalmente sao infantis, instáveis e morrem cedo."
Qual é?
:'(

Mary disse...

Estou lendo um livro que fala muito de pensamentos, sentimentos e emoções. Chama-se "Não leve a vida tão a sério". Há 5 anos, quando ganhei o livro, não consegui ler, achei muito "receita de vida feliz". Mas após tanto tempo, peguei o livro com calma e comecei a folhear... Estou aprendendo mais sobre os sentimentos e o que eles podem fazer com a nossa vida. Tem muito a ver com os trechos deste post.

Beijos

Power Of Metal Russian Community disse...

"(...) Pessoas muito emocionais normalmente sao infantis, instáveis e morrem cedo."

Acho que não é verdade. Tais pessoas botam (deitam?) os sentimentos negativos no ar rs manter os sentimentos dentro da pessoa pode destrui-la.

"Não leve a vida tão a sério"
Nos temos os livros e artigos com esta ideia tambem aqui. Eu não sei se isso seja bom ou mal. De um lado é bom para as pessoas que são muito preocupadas, muito griladas (?)
Mas as vezes é uma problema - fazer trabalho para outra pessoa que não leva a vida tão serio... o ver ou resolver problemas devido a ela...
então os dois lados de uma problema.

Marcelo Barbosa disse...

Bom, pessoas guiadas apenas pelos sentimentos jamais irão concordar com o que foi dito. Não que seja o seu caso Irina.

De qualquer forma é uma opinião pessoal minha, baseada na minha experiencia de vida e também em algumas biografias.

O que dizer de Hendrix, Janis Joplin, Elis Regina, Tim Mais e tantos outros.

E como de cosatume fui mal entendido, apesar de em diversos momentos dizer que não estava defendendo a racionalidade. Em nenhum momento eu disse que os sentimentos devem ser mantidos dentro da gente. Mas cada um interpreta o texto como quer, ou como convém. ;)

Veronica disse...

Sentimentos fazem parte do ser humano assim como a razão e a consciencia; são carregados de energia e qdo bem cultivados e direcionados dão otimos frutos.
Cabe a cada consciencia saber como, qdo e onde melhor utilizar os sentimentos e/ou a racionalidade. ;)

 
Free counter and web stats