19 de fevereiro de 2010

Letras 44

"Você pode ter/ser o que quiser, desde de que abra mão de todas as outras coisas."

Realmente, por experiência própria, é preciso "pagar o preço". Quanto mais caro, mais difícil de pagar. Quanto você está disposto a pagar? E até quando?

Fica a pergunta...

31 comentários:

S disse...

É... pra tudo na vida tem se que pagar o preço. Qto "melhor" a coisa, mais alto o preço, concordo com vc! Um ótimo carro, uma ótima casa, um concurso público, uma viagem pra Europa... Ser um bom guitarrista... Td na vida tem um preço... Qtas coisas vc deixou de fazer pra se dedicar aos estudos do instrumento?... No começo manter a disciplina das horas de estudo é difícil, mas dpois de 21 dias vc sente até falta. E a vida é assim, temos q abrir mão de muitas pequenas coisas, pra ter GRANDES coisas. Até quando? Até quando quiser se manter fora da “vala comum”. Descer a ladeira é fácil, o difícil é subir. A realidade é essa! E isso vale pra VC, pra MIM e pra quem vive... Um bjo carinhoso!

Varotto disse...

Quer pagar quanto?!? ;o)

Unknown disse...

Nada a ver!! Paga o preço pq quer...pq o autor da sua vida é vc!pode trabalhar e namorar, não existe essa de ah nem casei pq me dediquei só a trabalho...pura hipocrisia!!

Marcelo Barbosa disse...

Bom, ninguém aqui está falando especificamente de casamento, mas quanto a uma coisa vc tem razão, paga-se o preço porque quer. Ninguém é obrigado. Depende de escolhas e com essas escolhas vêm as consequencias. As boas e as ruins. Se você escolhe dormir meia hora a mais está deixando de faezr algo nesta meia hora, em compensação descansando meia hora a mais. Se você escolhe viajar e ficar dois meses fora de férias e tem um projeto de vida, estpa ficando dois meses longe do teu projeto e isso pode atraza-lo e assim vai.

Quanto a isso ser hipocrisia...não entendi o que quis dizer.

Gabriel Calheiros disse...

Achei isso interessante. As vezes esse preço que a gente paga é bem doloroso...como vc se dedicar a estudar algo e sei la...voce deixa de estar com seus familiares...de sair com seus amigos e etc...dai vai que acontece algo de ruim com aquela pessoa que voce tanto ama?...tlvz voce desejasse ter passado mais tempo ao lado dela certo?...Tem coisa que realmente tem preço muito alto e a gente tem que ter muita determinação e coragem pra encarar...

Vou tentar levar essa mensagem comigo de agora em diante =)

Varotto disse...

Também não entendi a da hipocrisia...

Unknown disse...

GOSTEI DO QUE A SILVIA AI DISSE. MANDOU MT BEM. NUNCA TINHA PENSADO ASSIM. E EH ISSO MESMO QUE ROLA. NUM DA PARA TER TD. SE VOCE FOR COM O VENTO NAO VAI FAZER NADA E NEM TER NADA. TUDO TEM SEU SACRIFICIO, TEM MESMO QUE ABRIR MÃO, DE ALGUMAS COISAS PARA TER OUTRAS. SEMPRE FOI E SEMPRE VAI SER. ACONTECE A TODA HORA. CABE A GENTE ESCOLHER. LUTAR OU FICAR DE BOCA ABERTA ESPERANDO A MORTE CHEGAR HAUAHAUHAUA. ACHO Q A OUTRA FLW DE HIPOCRISIA PORQUE TEM GENTE Q DIZ QUE NAO NAMORA E CASA PORQUE O TRABALHO ATRAPALHA. AGORA QUERO ATE ACHAR MINHA TAMPA VELHA. VO LARGAR A FARRA HAUAHAUAAU

Anônimo disse...

o papo rendeu silvia e pedro to c voces. gostei. exemplo: quando voece vai comer camarao (eu gosto) deixa de comer um monte de ouras coisas. eh sua escolha. e camarao eh melhor que jilo quiabo e outras porcarias q tem pela rua. eh a escolha. vale se sacrificar para cmer camarao. eh mais caro mas melhor que quiabo,jilo,inhame etc odeio!hihihi balança serve para isso. tem q pesar. e voce varoto, quer pagar qto? ihihih. ja ouvi falar desse negocio de 21 dias ai, e achei mto interessante mas naum lembro qual eh. da uam palhinha ai silvia. explica ai vai.
meu comp com problema na maiuscula pessoas.

Anônimo disse...

esqueci de falar, eu e meu namorado, somos seus fãs e do almah. qauando vai ter show aqui em sampa?

Marcelo Barbosa disse...

Obrigado pelo carinho Risla. O Angra está gravando um novo cd e por isso o Almah está dando um tempo até a fase de gravação e divulgação deste cd passar. Acho que retomaremos mais no segundo semestre.

Continuando a conversa, acredito que seja por isso que quando se fala em conquistas normalmente se fala também em disciplina. O que é a disciplina senão o poder de fazer e manter uma escolha? Levando isso pra minha experiência pessoal, quando se faz a escolha de nao sair numa sexta à noite pra terminar aquela música que está incompleta, você ainda tem que concorrer com todos os atrativos da internet, TV (pra quem gosta, geladeira etc etc etc... Agora não se iludam, tem gente de mais enganando a si mesmo e aos outros.

Toda essa conversa me fez lembrar este post daqui:
http://marcelogtr.blogspot.com/2009/06/reflexao-do-dia.html

Unknown disse...

Isso mesmo Pedroka...mandou bem..."pura hipocrisia" é para as pessoas que quando estiverem velhas abrir o discurso...eu não casei pq abri mão de isso aquilo pra ser o que sou hj...bla bla bla, concordo com o Marcelo quando diz que tem que deixar de sair na sexta feira pra fazer um trabalho em específico, etc, só não concordo que isso tb impeça tudo, é só administrar bem o seu tempo!!
Adoro a banda ZERO 10 principalmente o vocalista(tenho uma inveja da voz dele)rs

Unknown disse...

ah não entendi o que vc quis dizer com "tem muita gente enganando a si mesmo e aos outros"

Marcelo Barbosa disse...

Obrigado Sandra. A voz do André é demais mesmo.

Bom, continuo sem entender o que hipocrisia tem a ver com o contexto. Ou eu não consegui captar a sua mensagem ou você a está usando com um significado que eu não conheço.

Quanto a enganar-se te dou um exemplo prático: Conheço pessoas que há meses, às vezes anos dizem que estão estudando pra concurso público. Supostamente essas pessoas largaram tudo na vida, muitas vezes com o apoio dos pais, pra poderem se dedicar a um objetivo maior. Acontece que EM ALGUNS CASOS, essa pessoa que supostamente parou a vida pra estudar, passa os dias conversando no msn enquanto estuda e de quinta a sábado dá uma saidinha com os amigos, pq ninguém é de ferro. É só um exemplo fictício mas tá cheio desse tipo de coisa por aí. Eu mesmo conheço um monte... rs

Unknown disse...

Se queremos ter ou ser alguma coisa ou alguém é porque amamos muito esse desejo, então, deixar outras coisas de lado não é sacrifício. Nunca deixamos algo de lado se esse algo não for realmente importante pra nós. Essas outras coisas que nos colocam na "parede" e nos fazem escolher é apenas um teste da própria vida, para termos a certeza se desejamos realmente esse algo, o sonho, o objetivo.
-@

Unknown disse...

Ah ta Marcelo, agora entendi...Obrigada pela a explicação.
Bom, vamos lá...quanto a hipocrisia é que entendi que estava se referindo a todas as escolhas da vida, tipo assim, conheço muita gente que fica sozinho, dizendo que não tem tempo pra ter uma pessoa, um relacionamento, mas quanto ao que vc esta falando concordo plenamente!!Há pessoas que dizem que estudam e não deixam a vida de lado de farras, coisas e tal.

Giulianno disse...

Bom, sem demagogia ou puchação de saco vou logo dizendo que sou fã do Marcelão de carteirinha, não só porque o cara toca muito, mas principalmente pela visão de mundo que ele tem, empreendedorismo podia ser o sobre nome dele...Viver de música nesse país é dificil, muito ralado mesmo e cara faz isso além de administrar uma das escolas de guitarra mais conceituadas do Brasil, concordo com o que ele falou sobre estudar pra concurso, e tem mais, não tem espaço pra todo mundo no funcionalismo público infelizmente, então porque não acordar e descobrir de fato o que você nasceu para fazer...Acho que hipocrisia não cabe nesse assunto, aqui só cabe palavras do tipo: foco, determinação etc... Tudo na vida tem que ter foco e determinação, já pensou você sair por aí fazendo tudo pela metade, sem dedicação, lógico que os resultados serão pela metade...Um dia desses tava numa roda de amigos e um deles falou que tinha um amigo caminhoneiro, uma menina virou e falou: - Caminhoneiro, que lance palha...O cara no mesmo instante respondeu é mais ele paga a faculdade de dois filhos que fazem medicina, dá conforto para a esposa e fica mais de 21 dias por mês longe de casa, ganha seus R$ 12.000,00 por causa do tipo de carga que ele leva, muito mais do que muitos funcionarios públicos, agora se pergunta se hipocrisia tem a ver com isso, ele ganha bem pra um cara que só fez até o segundo grau, paga o preço não podendo estar com a família no dia a dia... Aí entra a questão quer pagar quanto? Pergunta pro Marcelão se ele é solteiro, se for tem no minímo uma duzia de mulher atrás do cara, já tem filho que outra grande realização...

Unknown disse...

Ke lindo!!!kkkkkkkkk
Também sou fã do Marcelo e de carteirinha, até pq é guitarrista e dos melhores que já vi em Brasília, e me referi as pessoas no geral e não ao Marcelo, com certeza deve ter namorada e um monte de mulher e etc...pq ele é lindo!!mas achei que as pessoas podiam comentar dando sua opinião e não só concordando!!

Marcelo Barbosa disse...

Grande Giulianno! Obrigado pelas suas palavras. De verdade, me sinto lisonjeado.

Ainda não casei e tô solteiro há um tempo. Com certeza a correria do dia-a-dia atrapalha um pouco sim. Nos últimos dois anos, os quais passei mais de 50% do tempo na estrada, em turnê com o Almah a coisa complicou ainda mais. Mas ali foram plantadas sementes que sem dúvida já começaram a florescer e como disse Fernando Pessoa: " Tudo vale a pena, se a alma não é pequena."

Sandra, é claro que todos podem e DEVEM dar as suas opiniãos. Acredito que o Giuliano, assim como os outros, só estavam dando as deles. ;)

Unknown disse...

IA FALAR UMA BESTEIRA ENGRAADA MAS APAGUEI HAUAHUAHHAUA.
BACANA A DISCUSSÃO. NUNCA VI TANTOS COMENTARIOS EM TORNO DE UM ASSUNTO ASSIM. MARCELAO E MSM UM SUJEITO LEGAL, TOCA PACAS E DEVE TE UM MONTE D MULHER EM VOLTA, E TA SOLTEIRO. TA PRECISANDO ARRUMAR UMA NAMORADA MEU BROTHER HAUAHUHA.. SO QUE O FODA E ARRUMAR UMA Q SEJA DE CONFIANÇA E Q GOSTE DA GENTE DE VERDADE. MAS TEM. BOM DMAIS TER AGLUEM. GOSTEI DO Q TODOS DISSERAM,BOAS OPNIOES SURGIRAM. SANDRA FALOU COISAS SERIAS E IMPORTANTES, NUM DA PRA ARRUMAR DESCULPAS. A WAL PEGOU PESADO, DUVIDO Q NAO SEJA UM SACRIFICIO FICAR HORAS ESTUDANDO Q NEM EU. PQ VC QUE UM CARGO X. TU QUER O CARGO MAS TEM SIM O SACRIFICIO. A MENOS Q O SUJEITO SEJA BITOLADO: ADORO NAO VER NGM, ADORO NAO TA COM MINHA FAMILIA,ADORO NAO VE TELEVISAO, ADORO NAO VER O MEU VASCAO, ADORO FICAR ESTUDANDO AO INVES DE PASSEAR HAHAUHAUAH ISSO E SIM SACRIFIDIO,MAS DPOSI VAI VALER A PENA. E O PRECO Q O MARCELAO A SILVIA E OUTROS FALARAM. PRECISAM SURGIR OUTORS TEMAS DO TIPO. GERAL GOSTOU.
AGORA KD A SILVIA COM EXPLICAÇÃO DOS 21 DIAS???? TAMBEM FIQUEI CURIOSO. SILVIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!SEI QUE ESSA COISA QUE ELA FALOU FUNCIONA MAS NAO ME LEMBRO OQ UE ERA. MEU IRMAO MAIS VELHO SABE E VIVIA FALANDO ISSO, MAS TA NA AUSTRALIA. TU SABE MARCELAO?
SILVIAAAAAAAAAAAAAAAAAAA KD TU MULÉ!!? HAUHAUHAUAHUA

F.s disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcelo Barbosa disse...

Fala Pedroka! Concordo. É claro que há sacrifício. Senão, não chamaria de preço. Nenhuma grande conquista na humanidade foi feita sem esforço, sem privações, sem pagar o tal preço. E às vezes ele é alto pra caramba.

Quanto aos 21 dias, já que a Silvia não aparece vou explicar. Existem teorias que alegam que 21 dias é o tempo que uma ação repetida se torna um hábito. Como acredito que somos frutos de nossos hábitos a escolha dos mesmos é realmente importante. De qualquer forma, empiricamente, acredito que esse tempo deva variar um pouco de pessoa pra pessoa, mas é basicamente isto.

Obrigado pelo carinho Fran!

Bjos

Unknown disse...

Pedroka, a questão é disciplina e desapego. Ou seja, para se conseguir algo, é necessária a disciplina e para não sofrermos com o sacríficio, vem o desapego àquilo que deixamos de lado. O sucesso para se passar em um concurso é disciplina de estudo, qualidade no tempo em que se dedica ao estudo e não horas de estudo. Para o cérebro funcionar bem é preciso tb o momento de descontração, chega em um determinado tempo em que ele não rende mais. As idéias criativas surgem qdo supostamente o cérebro descansa, o que Amit Goswami chama de ato de descontinuidade, em seu livro Criatividade Quântica. Siga um ritmo e relaxe. Conheço muitas pessoas que passaram em concursos sem deixar de lado a tv, o rádio, os amigos e a família. Muitas delas passaram qdo relaxaram. Sou uma delas. Sucesso em seus estudos. Vai valer a pena sim!
Qto a achar a pessoa que seja de confiança e goste realmente, no caso do Marcelo,por exemplo, creio ser o excesso de oferta, no meio dessa oferta com certeza deve ter um bom número que se encaixa nesses critérios. A questão é a química. rsrs.

Marcelo Barbosa disse...

Grande Wal! Sempre com palavras sábias... rs ;)

Quanto ao tempo, isso depende. Depende do grau de dificuldade do que se deseja realizar e depende de em quanto tempo vc quer/tem que concluir esta tarefa.

Um exemplo prático foi quando entrei no Almah no lugar do Edu Ardanuy. A banda teria um show em menos de duas semanas e tive que aprender mais de 20 músicas complicadas em menos de 10 dias pra fazer 2 ensaios e estrear no show. Foram quinze dias em que eu não ví muita coisa além de guitarra. Fiquei sem ver minha família e só parava pra comer e dormir algumas horas antes de continuar. Não havia tempo pra descançar, pra descontrair.

OUtra coisa que acredito é que apesar do cérebro parar de render como rende nos primeiros momentos depois de cansar, ele continua a render sim. Muito menos sem dúvida. Mas 10% é ou não é mais do que 0? Todas as pessoas que conheço que passaram em concursos tidos como difíceis e disseram ter passado só depois que "relaxaram" suaram a camisa antes de relaxar. É preciso extressar pra depois relaxar, não é isso? Fica mais fácil de passar relaxado depois de adquirir a bagagem necessária não é mesmo?

Quanto à Criatividade Quântica ou mesmo Ócio Criativo, com certeza a inspiração só vem quando ela quer e normalmente não vem sob pressão. E é maravilhoso que seja assim. Mas lembro-me de duas frases interessantes sobre o assunto. Infelizmente minha memória horrível não me deixa lembrar do autor nem as palavras exatas, mas era algo como:

"Genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração."

A outra é do Picasso

"Que a inspiração chegue não depende de mim. A única coisa que posso fazer é garantir que ela me encontre trabalhando."

Eita conversinha boa! Rs

Abraços!

Unknown disse...

Obrigada! Marcelo.

Concordo quase que totalmente com o que vc disse e ao mesmo tempo discordo um pouco. Concordo porque funciona pra você e discordo porque não funciona talmente comigo. rsrs. Isso vai depender do que está em questão.
Mas o fundamental para se conseguir resultados é o famoso lema de Sócrates "Conhece-te a ti mesmo", conhecendo-se saberá qual é a força interior que lhe move para conseguir algo e como ela funciona, use-a com sabedoria e receberás o retorno. Cada um é um - a beleza da individualidade de cada ser, semelhanças genéticas e singularidades psicológicas.
A propósito, a frase é de Thomas Edson. Tb não sou boa em lembrar nomes e autores, mas nada que o google não ajude, rsrs.
Realmente, isso aqui é papo pra mais de hora. É melhor abrir um vinho e deixar a conversa fluir. Com certeza teremos bons resultados.

S disse...

Olá Risla e Pedroka, desculpem a demora, mas não pensei que um comentário fosse suscitar tantos outros rss... Vejo que todos deram ótimas contribuições, Varotto , Sandra, Gabriel, Pedroka, Risla, Wal, Giulianno e Fs (se esqueci de alguém me perdoe!). Cada um se colocou de acordo com suas experiências, e isso enriquece o “debate”. E claro, O Marcelo fazendo seu arremate, sempre de modo muito assertivo.
Como tardei a responder, o Marcelo o fez, e muito bem. A técnica é basicamente isso aí que ele disse. Em regra (já que td se baseia no efeito para a grande maioria) 21 dias é suficiente sim, mas pode variar de acordo principalmente com a motivação (leia se tb necessidade) que se tem pra criar determinado hábito.
Pedroka, agora uma coisa importante pra vc (já que parece estar pleiteando um cargo público), é manter o msm horário de estudo e a mesma quantidade de horas, pelo monos nesses 21 dias. Ah! Mais um detalhe, caso se proponha a testar a técnica, não pode falhar nenhum dia. Tem que manter essa regularidade durante esses 21 dias.
Acho desnecessário, fazer comentários sobre os demais posts, já que tivemos arremates tão bons.
E é isso aí, inúmeras coisas na vida requer um certo sacrifício. É como o Marcelo disse, esse é o famoso preço que muitas vezes temos que pagar. E não tem como negar isso por mais que sejamos resistentes em aceitar.
Reconhecer essa dinâmica de funcionamento não é fácil, até pq essa consciência muitas vezes vai exigir ação.
E Pedroka, vai fundo na semeadura! A hora da colheita vai chegar! E vc tá certo qdo diz que não é fácil deixar de estar em lugares e fazer o que se gosta pra estudar... ngm pode ter prazer nisso (a menos que seja uma pessoa q tem o estudo como seu objetivo final e não como um meio)... Essa é a parte do “sacrifico”. Já passei por isso. Mas hoje estou em plena colheita rsss...
Depois você vai lembrar desses diálogos, e verá que valeu o esforço!!!
Um grande abraço a todos!
Silvia

Unknown disse...

MARCELO E SILVIA VALEW PELA EXPLICAÇAO AE! BRIGADAO MEMSO. MARCELAO SALVOU, TAVA JA AGONIADO PRA SABER Q NEGOCIO ERA ESSE HAUAHUAHUA E NAUM SABIA NEM COMO COMEÇAR A PROCURAR.E DESCULPA AI A INSISTENCIA SILVIA. EXPLICOU BENZAO, PODE DEIXAR TU JA TA DESCULPADA PELA DEMORA HAUHAUHAU. UM VALEW PELOS DETALHEES E DICAS, DISSO AI ACHO Q MEU IAMAO NAUM SABIA NAUM! VOU USAR A TECNIAC, COM CERTEZA NAUM VAI CUSTAR NDA TENTAR! E DEVE AJUDAR. E VALEW DE VERDADE PELAS PALAVRAS DE OPOIO. TAVA MESMO NECESSITANDO HAUHUA. VOU FALAR O RUSULTADO PARA VOCES DEPOIS. MARCELAO TEU BLOG TA MASSA MEU BROTHER!

Varotto disse...

Marcelão, voltei hoje ao post e (caramba!) acho que você nunca teve um que rendesse tanto.

E Silvia, obrigado pela gentileza, mas chamar os comentários rasteiros que eu fiz nesse post de "ótima contribuição" é um baita exagero. ;o)

Mas, de qualquer forma, esse post já está passado e, provavelmente, ninguém vai ver esse comentário mesmo...

S disse...

kkkk... Eu vi Varotto!
Depende do ponto de vista... Meu comentário foi o primeiro, mas não se esqueça que logo depois do meu, vc deixou a pergunta pra todos: "Quer pagar quanto!?!?". Vc fez uma ótima provocação!! Quem lia isso não podia deixar de comentar rsss... Ou seja uma excelente contribuição!! kkkk..
E é verdade, esse post bombou!!
Um abraço pra vc meu caro!rsss

Varotto disse...

Quem diria que alguém ia me escutar? :o)

Anônimo disse...

eu também vi hihih. não se subestime rapaz!
que isso marcelo, de nada. angra gravando novo cd? uau! bom isso. acho que a gente consegue esperar até o segundo semestre pra ver o almah. devo ir pra brasília mês que vem. ai eu e zé vamos procurar saber se vai ta em tocando em algum lugar.
silvia valeu pela excelente explicação, bem didática. gostei. vou ver se consigo aplicar. caramba! so deu pra aqui hoje, tava viajando. era pra ter feito isso mto antes.
é, isso aqui tá muito lotado! há há há
computador ainda com problema na maiúscula pessoas.
marcelo que segundo semestre chegue logo!
bjuus

Anônimo disse...

sempre esqueço de perguntar alguma coisinha. lançamento do angra quando? e previsao de locais? bjuuuuuuuuss

 
Free counter and web stats