29 de dezembro de 2009

Não entendo mais nada...

Ok, acabei de ter acesso a dois dos maiores fenômenos de vendas da atualidade e estou desapontadíssimo com os dois. Gostaria de estar com tempo livre  para escrever mais sobre o assunto mas terei que ser, até certo ponto, sucinto.




O primeiro foi o livro A Cabana. Não consigo entender como um livro comum, ordinário, mediano como esses pode ser esse fenômeno de vendas. Talvez seja pelo mesmo motivo que o "É o tchan" o foi ou, mais recentemente, o Calypso, só que em forma literária, o que torna tudo mais confuso em minha cabeça. Sei que a maioria das pessoas está perdida e procurando algo a que se agarrar, em que acreditar, e por isso, livros com um certo teor de auto-ajuda ou que se propõem dar algumas explicações sobre o divino ou o sobre-natural são sempre um prato cheio. A forma de ver e entender a divindade do autor é até fofa e bonita , mas o livro em si é um saco. Começa  bem mas depois descamba pra uma catequese sem fim e, o que é pior, no meio do livro já presume-se como ele vai acabar. Fiz força pra terminar de ler só porque não gosto de largar nada pela metade. Mesmo correndo o risco de soar prepotente, acho que o problema da maioria das pessoas,  é a falta de referência . Acho difícil que alguém que tenha um mínimo conhecimento literário, possa realmente achar este um excelente livro. (Estou falando como livro e não da possível empatia que pode haver entre o leitor e a história por motivos pessoais, crenças etc, etc, etc) A questão da falta de referência me leva ao outro tópico.




O novo fenômeno adolescente trata-se da trilogia Crepúsculo, Lua Nova e Eclipse. Lua Nova está em cartaz e como é uma continuação do Crepúsculo resolvi, contrariando todos os conselhos de pessoas sensatas, alugar e assistir o mesmo. Na boa? Não dá. Será que eu tô ficando louco? Adoro cinema e gosto muito de filmes de vampiros. Para citar alguns que valem à pena, por uma razão ou outra, serem assistidos segue uma breve lista do que me lembro agora:

O Drácula de Bram Stoker
Lost Boys (Os Garotos Perdidos)
Entrevista com Vampiro
Underworld (Anjos da noite)
Anjos da noite - A Evolução
Anjos da noite - A Rebelião

Até o Blade, que considero fraco é bem melhor que o Crepúsculo. Os personagens são péssimos (totalmente "emos") a interpretação na maioria das vezes sofrível,  e é tudo MUITO politicamente correto! Tudo o que não pode ser uma história de vampiro. Não se fazem mais vampiros como antigamente... :( Rs...

Dica pros fãs da saga, independente de mudarem de opinião ou não: Corram até a locadora mais próxima e aluguem pelo menos os filmes citados acima. Só pra começar. Depois assistam novamente ao seu novo filme predileto e se continuarem com uma boa impressão eu paro de encher o saco. Só não deixem de lado a boa e velha referência. Beber em fontes mais antigas não é a única forma de desenvolver o seu poder de análise, mas que ajuda um bocado ajuda. E pelo menos você vai ter bagagem e propriedade pra defender seu ponto de vista. Algo além de achar os vampiros bonitos ou a história de uma amor impossível entre um vampiro e uma humana cativante... ;)

Beijos e abraços!

11 comentários:

Varotto disse...

Isso aí, Marcelão!

P. no C. do Sistema!

Não digo nem em relação aos exemplos citados especificamente, mas é bom ver alguém nadando contra a maré de vez em quando, para variar.

Porque senão eu fico achando que sou o único chato do mundo...

Lucas Fagundes disse...

Kkkkkkkkkk... Pelo menos você conseguiu ler A Cabana. Li o primeiro capítulo e o último porque era previsível demais. Nem Lee e Nem LeRay! Vou assistir Crepúsculo hahaha

Bruno Azrael Barbosa disse...

Crepúsculo é o cumulo que um produto de midia mal produzido pode ser, atores péssimos; história, simples ridicula e aguada; e, o mais importante, e irritante, é ridiculo como é previsível... Acrecentaria na lista de filmes o "Lobsomem americano em paris" e o "Rainha dos condenados"(ótima trilha sonora)... Fenomenos de midia são grandes castelos de areia, que sem o concreto dos anos de estudo, experiencia e principalmente empenho desabam na mesma velocidade que foram erguidos... Então até a próxima "festa no apê". abras patrão e feliz ano novo!

Suzane Lima disse...

Vai! Quem manda não ser preconceituoso! Fica lendo esses best-sellers dá nisso! hehehe

Livro bão de vampiro que eu já tenha lido só mesmo os da Anne Rice. Me disseram que o problema do Crepúsculo e Cia é que são muito juvenis mesmo, com intriguinhas bem bobinhas. Essa história de ir até o fim dos livros não é muito legal não, vai que o livro não tá bom pq realmente não é bom! Tantos livros pra ler, tão pouco tempo de vida...

Marcelo, entra aqui: http://www.skoob.com.br/meus_livros/estante/32248/8/page:1
São meus livros preferidos. Escolhe algum deles, qualquer um... garanto que são bons.
Feliz, muito feliz ano novo procê! Beijão!

Marcelo Barbosa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcelo Barbosa disse...

Pois é Varotto, VC REALMENTE não é o único chato nomundo. Fico feliz em saber que eu tb não o sou... rs

Lucas, mérito algum em conseguir ler até o fim. Sou obsessivo com algumas coisas e normalmente consigo transformar esses sintomas em algo bom, mas neste caso foi pura perda de tempo. Quanto ao Crepúsculo, vc pode assistir opra dar umas risadas, poder falar mal com propriedade ou simplesmente ignora-lo. Vai depender da sua disposição... ;)

Bruno, concordo em gênero,número e grau. Até sábado e espero que suas costas estejam descansadas. Prometo não aumentar muito mais o meu setup... (por enquanto..rs)

Obrigado pelas dicas sempre valiosas Suzane. Tô com uma fila de livros aqui pra ler, inclusive com um que vc me deu de presente. (Obrigado de novo) Mas com certeza consultarei a sua estante virtual em breve ok?

Feliz ano novo pra todo mundo!

Marcelo Barbosa disse...

Hey Suzane, dei uma olhada agora no link. Acho que temos gostos parecidos. MUITOS desses livros já li.

Não pude deixar de notar os Paulos Coelhos em sua coleção. Nada contra, mas não deixam, em sua maioria, de ser best-sellers hum... Assim como os Harry Porters.

E vc não gostou do Apanhador no Campo de Centeio?

Poca disse...

Crepúsculo é o novo Harry Potter, só que de vampiros e pior. Vi o filme e depois li o primeiro livro, porque as pessoas estavam falando tanto né....mas é uma merda emo mesmo LOL rs rs Onde já se viu vampiro que no sol fica brilhando, quase uma purpurina?? Vampiro tem que queimar no sol, isso é vampiro de verdade, \,,/ rs. E não essa viadagem toda. E acrescento a sua lista o seriado True Blood e o filme Rainha dos Condenados, além dos livros da Anne Rice, claro ;) E não assista The vampire Diaries nem leia os livros, is also boring.

Quanto A Cabana, eu ainda não li o livro, mas li muitas críticas e ainda não sei o que pensar...acho que mesmo assim vou dar uma chance a ele no futuro. Mas me parece que tem bastante heresias...


Anyway, happy new year \o/
;***

Suzane Lima disse...

Beh! :p
Mas tinhas só uns 13 ou 14 anos quando lia essas coisas! Vc já é homem feito!
:p
O apanhador ... comecei a ler e não gostei mesmo. Li os dois primeiros capítulos e dei uma folheada pro meio do livro e realmente não gostei. Vc gostou? Também tenho outro amigo de confiança que disse que leu e gostou... Vai ver a tradução do que eu li não seja boa... Ou não sei... Vai saber...
Que bom que temos gostos parecidos! Quer dizer que pode acreditar em minhas sugestões sem medo! hehehehe
Feliz ano novo de novo! Bjo!

Power Of Metal Russian Community disse...

Hey, but it seemed to me that you mentioned A Cabana yet in July in your notes about Almah's shows in SP? Did it take so much time to finish it? kkkkkk

Marcelo Barbosa disse...

I told you... it wasn't easy. I almost quit...

 
Free counter and web stats