27 de fevereiro de 2009

+1

Não sei se já comentei aqui, sou um GRANDE fã do Matrix. Acho, principalmente o primeiro filme, realmente genial. Incrível como o longa consegue mixar de maneira inteligente assuntos tao complexos como religião, física quântica, filosofia, psicologia e muito mais. E tudo isso permeado por uma aventura empolgante com cenas muito boas de lutas (adoro artes marciais também) e um roteiro muito bem amarrado. Pra completar a linguagem visual me remete às histórias em quadrinhos de heróis que fizeram parte da minha infância.

Um dia eu estava conversando com uma amiga sobre um livro que li logo depois que o filme saiu. O livro faz uma análise muito profunda dos personagens, da história e também do roteiro, comparando com conceitos de filosofia, religião etc etc etc Alguns detalhes que passam despercebidos tornam-se muito óbvios depois de algumas páginas lidas. Todos notaram a semelhança da história de Neo, o Messias, com a de Jesus Cristo. Isso tudo torna-se ainda mais claro se lembrarmos que ele se apaixona por Trinity (referência à Santíssima Trindade) e o nome da nave que os conduz dentro da Matrix aparece estampado para quem quiser ler: Nabucodonosor. Enfim, isso na verdade é besteira perto da onde vai parar todas as análises propostas no livro, que é esse aqui:



No meio da conversa ela perguntou se eu havia lido um tal Neuromancer e que o Matrix havia sido em grande parte influenciado por ele. Na semana seguinte o comprei e hoje terminei de lê-lo. Não foi fácil, pois apesar de muito interessante tem alguma coisa na narrativa que não me prendeu ao livro. Algumas muitas vezes pensei em abandonar a leitura, mas como sou ruim só de sacanagem comigo mesmo resolvi ir até o fim. Sem dúvida MUITOS dos conceitos do filme Matrix vêm daqui. Até mesmo a própria Matrix que já é retratada nesta obra de mais de 25 anos de existência... É... realmente na vida nada se inventa... mas se aprimora... ;)

4 comentários:

Anônimo disse...

Nossa! Vc realmente é perfeito! Saca de quase tudo, ou seria de tudo? Pra ser perfeito mesmo poderia ser meu! Adoraria ter um desses na minha casa. Onde será que eu encontro? De onde vc saiu tinha mais? kkkk BREEEEEEEEEEEGAAA!
Falando sério: quero mesmo um igual a vc, ou seria vc?
bjks

Anônimo disse...

ÊÊÊÊÊ, acabou! \o/
Viu, I told you so. =PP
Mas afinal, você gostou ou nao do livro? Lembro que quando eu estava lendo esse livro também algo nao conseguiu me prender e deixei de lado, até hoje nao terminei... talvez só seja a minha mania de nao terminar livros, rs.


beijobeijo.

Varotto disse...

Concordamos em várias coisas:

1 - Acho o primeiro Matrix genial, um divisor de águas, mas nos seguintes o rumo se perdeu e, no final então, desandou completamente.

2 - Tentei há alguns anos ler o Neuromancer, mas não consegui acabar. Acho que tive a mesma impressão que você e fui deixando de lado até desistir. Que bom saber que não fui só eu.

Unknown disse...

Hum... Pequenina, como livro não achei essas coisas, justamente por não me prender. Mas é no mínimo estranho os conceitos e ideias do autor serem tão modernaas ainda no dia de hoje tendo sido escrito há mais de 25 anos. De qualquer forma, valeu demais a dica...

Varotto, concordo plenamente. O primeiro é coisa de gênio. Não acho os outros ruins, mas comparados ao primeiro são filmes no máximo regulares.

É... parece que o Neuromancer não é das leituras mais fáceis e agradáveis mesno. Também fico mais tranquilo em saber que não sou o único a achar isso. Acho tudo muito confuso e o ritmo da narrativa me dava um puta sono... rs Li muito pouco a cada dia, quase um financiamento... hehehehehehhe

 
Free counter and web stats