6 de julho de 2010

Letras 48

“Eles são rotineiros, mansos; pensam com a cabeça dos outros; compartilham a hipocrisia moral alheia e ajustam seu caráter às domesticidades convencionais. Estão fora de sua órbita a inventiva, a virtude e a dignidade, privilégios dos caracteres excelentes, que os fazem sofrer e deles desdenham. São cegos para as auroras; ignoram a quimera do artista, o sonho do sábio e a paixão do apóstolo. Condenados a vegetar, não suspeitam que existe o infinito além de seus horizontes. O horror do desconhecido os ata a mil preconceitos, tornando-os temerosos e indecisos; nada atiça a sua curiosidade. Não vivem para si, mas para o fantasma que projetam na opinião de seus similares”.
José Engenieros

“Tenho mais medo da mediocridade do que da morte”
Robert Louis Fosse

“Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca”.
Apocalipse 3.15 e 16

“A mediocridade em tudo é uma garantia e penhor de segurança e tranquilidade”
Mariano José Pereira da Fonseca

“Quando se agrupam (os medíocres), são perigosos. A força do número supre a fraqueza individual. Unem-se aos milhares para oprimir quem não acha importante acorrentar sua mente aos elos da rotina. Subtraídos da curiosidade do sábio pela couraça de sua insignificância, fortificam-se na coesão do total. Por isso, a mediocridade é moralmente perigosa e seu conjunto nocivo em certos momentos: quando reina o clima de mediocridade”.
José Engenieros

“Anda com os sábios e serás sábio”
Salomão

"Ele (o medíocre) não tem POSICIONAMENTO PRÓPRIO. Esse indivíduo está sempre em cima do muro e se deixa moldar com grande facilidade"

"Ele tem uma PERFORMANCE PÍFIA ao longo de toda a sua carreira. Ele nunca é capaz de desenvolver trabalhos originais, inusitados e apresentar resultados excepcionais para sua organização e seus superiores. E, mais ainda, ele nunca é capaz de se elevar acima de seus colegas de trabalho. Ele é semelhante àquele último indivíduo da Parábola dos Talentos contada por Cristo, que ao receber um talento, escondeu-o na terra com medo dos ladrões. Tempos depois, quando o seu senhor voltou e pediu para que ele lhe prestasse contas da cota recebida, disse: “Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhastes; E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabes que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei; Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros, e, quando eu viesse, receberia o meu com juros. Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos. Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado”."
S.Mateus 25.14 a 30.

E o bom e velho Mito da Caverna, de Platão

"Imagine um grupo de homens vivendo em uma caverna, com uma entrada de luz que se estende por todo o seu comprimento, na qual eles tenham vivido desde o nascimento, acorrentados pelo pescoço e pelas pernas de modo que só possam olhar para a frente. Imagine também um fogo ardendo acima e atrás destes prisioneiros, com uma estrada passando entre este fogo e a caverna, com uma mureta baixa em sua extensão, como aquela que os feiticeiros colocam na frente de suas platéias, sobre a qual são expostas suas maravilhas.
Imagine também pessoas caminhando atrás desta mureta, carregando toda sorte de estátuas de homens e animais, de vários materiais, além de outros artigos. Alguns transeuntes conversam enquanto passam, outros passam em silêncio.

Os prisioneiros se parecem conosco, eu afirmo. Deixe-me perguntar primeiro: estas pessoas confinadas poderiam ver qualquer outra coisa além das sombras projetadas pelo fogo? Certamente que não, já que suas cabeças estariam imobilizadas. Seu conhecimento sobre as coisas que passam não seria então igualmente limitado? Sem dúvida que sim. Se pudessem conversar uns com os outros, não dariam eles nomes aos objetos que passam? Certamente.

Estas pessoas entenderiam serem aquelas sombras a única realidade.

Agora vamos supor que um dos prisioneiros seja libertado e forçado a se levantar e caminhar em direção à luz. Em um primeiro momento, o esplendor da claridade não o deixaria discernir os objetos daqueles que costumava ver na escuridão. Se interrogado, não diria ele que as sombras ainda seriam mais reais que estes objetos que castigam seus olhos?

Mas aos poucos, ele poderia ir se acostumando àquele ambiente. No início veria sombras, depois o reflexo de homens nas águas, até que pudesse ver a realidade e mesmos os corpos celestes. Quando este homem se lembrasse de seus antigos companheiros na caverna, não sentiria ele pena de sua ignorância? Certamente.
Agora considere o que ocorreria se este homem voltasse à caverna. Ficaria novamente cego por causa da terrível escuridão. Ele teria que tatear no escuro, e os outros prisioneiros o tomariam como um tolo, ririam de sua cegueira e insensatez em sair da caverna apenas para ter sua visão destruída. Caso este homem tentasse convencer seus colegas a segui-lo para fora da caverna, certamente seria morto, caso os prisioneiros para isso tivessem o poder."

Lembro-me agora de uma conversa que tive com um grande amigo, a quem muito admiro. Em determinado momento, perante a um sincero elogio ele lançou:
"Marcelo, não me acho campeão em nada não. O problema é que a grande maioria não é nem vice.!! kkkkkkkkkk


Tenho tanto a dizer sobre isso com minhas próprias palavras. Mas vai ficar pra próxima oportunidade. Aula daqui à pouco. Abraços!

2 comentários:

Ana Paula disse...

Como é bom passar por aqui e ler seus posts. Me alimentar um pouquinho de coisas além de Direito Constitucional, Administrativo, AFO, Lei 8.112 etc!!!! Ah... mas depois que passar num concurso serei frequentadora assídua do seu blog e, se não for invasivo ou incômodo, participar comentando suas tão enriquecedoras idéias e pensamentos.
Beijo grande!
Ana Paula.

Marcelo Barbosa disse...

Obrigado por suas palavras Ana. Desejo que vc conquiste logo o seu objetivo e quem esteja mais próxima das minhas "viagens" daqui em breve.

Adorarei ler os seus comentários.

Beijo e bom fim de semana

 
Free counter and web stats