27 de fevereiro de 2009
+1
Um dia eu estava conversando com uma amiga sobre um livro que li logo depois que o filme saiu. O livro faz uma análise muito profunda dos personagens, da história e também do roteiro, comparando com conceitos de filosofia, religião etc etc etc Alguns detalhes que passam despercebidos tornam-se muito óbvios depois de algumas páginas lidas. Todos notaram a semelhança da história de Neo, o Messias, com a de Jesus Cristo. Isso tudo torna-se ainda mais claro se lembrarmos que ele se apaixona por Trinity (referência à Santíssima Trindade) e o nome da nave que os conduz dentro da Matrix aparece estampado para quem quiser ler: Nabucodonosor. Enfim, isso na verdade é besteira perto da onde vai parar todas as análises propostas no livro, que é esse aqui:
No meio da conversa ela perguntou se eu havia lido um tal Neuromancer e que o Matrix havia sido em grande parte influenciado por ele. Na semana seguinte o comprei e hoje terminei de lê-lo. Não foi fácil, pois apesar de muito interessante tem alguma coisa na narrativa que não me prendeu ao livro. Algumas muitas vezes pensei em abandonar a leitura, mas como sou ruim só de sacanagem comigo mesmo resolvi ir até o fim. Sem dúvida MUITOS dos conceitos do filme Matrix vêm daqui. Até mesmo a própria Matrix que já é retratada nesta obra de mais de 25 anos de existência... É... realmente na vida nada se inventa... mas se aprimora... ;)
Letras 30
Obrigado Aninha e Taty por essas lindas pérolas que recebi de vocês. ;)
"Aquilo que não é consequência de uma escolha não pode ser considerado nem mérito nem fracasso"
(Milan Kudera, A insustentável leveza do ser)
"O amor não se manifesta pelo desejo de fazer amor (esse desejo se aplica a uma série inumerável de mulheres), mas pelo desejo do sono compartilhado (este desejo diz respeito a uma só mulher)."
(Milan Kudera, A insustentável leveza do ser)
"Não é a força, mas a constância dos bons sentimentos que conduz os homens à felicidade." (Nietzsche)
“Sem música, a vida seria um erro.”
(Nietzsche)
"Sentir a música em um nível mais intenso que os outros é sinal de genialidade!"
(Aristóteles)
21 de fevereiro de 2009
Obra-prima!
Bom, tudo bem que só posto aqui sobre os filmes que eu gosto, mas tenho que ressaltar que desta vez o caso é um pouco mais sério. Quem quer ser milionário é algo muito acima da média dos filmes bons. Com uma narrativa ímpar, envolvente e dinâmina o diretor nunca deixa a peteca cair. O filme foi TOTALMENTE rodado na India e NENHUM ator famoso fez parte do elenco Mesmo assim faturou o Globo de Ouro em várias categorias inclusive melhor filme e melhor diretor desbancando inclusive o Curioso caso de Benjamin Button. São 10 indicações ao Oscar e mesmo tendo certeza que que é impossível a academia premiar um filme com essas características com o seu prêmio mais importante, tenho absoluta certeza de que mereceria.
O filme lida com questões como sorte/azar, destino, intolerância religiosa, lutas entre classes, exploração infantil, amor e muito mais de forma super clara e envolvente.
Simplesmente genial. Uma verdadeira obra-prima.
PS. Tive a impressão que o diretor (Danny Boyle) é fã do Cidade de Deus heim... quem sabe uma hora ele assume issso aí em alguma entrevista... ;)
16 de fevereiro de 2009
SP II
Não tenho ainda nem fotos nem videos do show mas vou falar um pouco sobre ele.
O SESC Santo André é ,sem dúvida nenhuma, uma das melhores estruturas existentes no Brasil em termos de teatro. Com um ambiente maravilhosamente preparado para receber pouco mais de 300 pessoas, um palco muito bacana, uma iluminação animal e profissionais devidamente capacitados e prestativos o SESC garante a qualidade de qualquer espetáculo realizado ali. (Pelo menos a parte técnica...) Sempre comentamos que o Brasil deveria ter em cada capital, no mínimo, um teatro como aquele. É algo realmente acima da média, e tocar lá pela segunda vez foi um grande prazer.
Saimos de SP para Santo André por volta de 11:30 da manhã e fomos direto para o local do show. Fui de carona com o Felipe e passamos a viagem toda conversando banalidades e ouvindo Ivan Lins. (Sim, é verdade...) Chegamos ao SESC pouco depois de meio dia e a técnica estava afinando a luz e montando o palco (claro que não estaria tudo pronto...rs) Aproveitamos para almoçar ali no SESC mesmo e conversar um pouco.
Quando voltamos para o teatro era por volta das duas e aí sim podemos começar a montar o equipamento e passar. O Adriano, nosso técnico de som tirou um puta som e todos ficamos bem empolgados com a beleza da iluminação e clareza do audio. Depois de passar algumas músicas, já perto de sete da noite, fomos para o camarim comer alguma coisa e descansar um pouco até as nove, hora marcada para a abertura da casa.
O show começou por volta das 9 e 20 e como da outra vez, o teatro estava totalmente lotado. A galera como sempre estava super empolgada e curtimos muito juntos. Sempre bom tocar em Santo André e espero que este seja o segundo de muitos outros. Gostaria também de agradecer ao Tito, irmão do Edu e a galera de sua banda Illustria que estava lá em peso e deu uma puta força.
Depois do show, como de costume, saimos do camarim para tirar algumas fotos e bater um papo com alguns fãs, amigos e parceiros. Fiquei muito feliz com o presente que ganhei da Heydi e da Mari, um livro que eu queria muito, o 1001 discos para ouvir antes de morrer com direito a uma linda dedicatória com citação de Mário Quintana e tudo. Já havia ganhado o 1001 filmes para assistir... da Poca e agora ganhei o outro. Digamos que minhas amigas andam muito boas no quesito escolha de presentes. Um comentário idiota sobre o assunto: essa série tem um nome, digamos assim, redundante....Ninguém pode ver um filme ou ouvir uma música depois de morrer... duh.
Enfim, muito obrigado a todo o público presente no SESC Santo André e especialmente para a Heydi e para a Mary por sua linda demostração de carinho. ;)
Abraços e bjos!
Letras 29
"Mude suas opiniões, sustente os seus princípios. Troque suas folhas, mantenha intacta as suas raízes".
(Vitor Hugo)
Sendo bem sincero, haviam muitas outras citações e trechos de obras que mereciam espaço aqui mas digamos que esta, por empatia, se destacou das demais.
Obrigado Aninha!
;)
13 de fevereiro de 2009
SP
Apesar do show só acontecer hoje, sexta feira, cheguei aqui na terça para alguns compromissos e também para espairecer um pouco. Cheguei e já fui do aeroporto direto para o Mosh, fazer uma sessão de fotos profissionais para a Elixir (http://www.elixirstrings-americalatina.com/), marca de cordas e cabos que me patrocina. A Elixir vai sair com uma nova campanha publicitária este ano e convidou os principais endorsees para esta sessão de fotos. O Mosh (http://www.mosh.com.br/) é um dos maiores, mais respeitados e tradicionais estudios Brasil. Andando por lá é impossível não se impressionar com a quantidade e qualidade dos artistas que já passaram por lá, de todos os estilos e gêneros. De Zezé di Camargo, Fábio Jr. ou Roberto Carlos a Sepultura. Realmente impressionante. Lá encontrei com o Faiska (atualmente guitarrista do Fábio Jr.), com o Fernando Vidal (Marina Lima e Fernanda Abreu) e também com o meu parceiro Felipe Andreoli. Durante a produção das fotos pude fazer um tour por todas as salas do estudio e conhecer e bater um bom papo com o Oswaldo, proprietário do empreendimento e um cara muio bacana. O papo se estendeu até depois das fotos e em um futuro próximo provavelmente postarei algo sobre uma parte específica da conversa que foi bastante acrescentadora.
Entre fotos, ensaios, encontros com alguns amigos e o próprio show tenho aproveitado para ir ao cinema e também visitado muitos bons retaurantes...
Vi dois filmes muito tristes mas bsolutamente MARAVILHOSOS. Desses que ficam em nossas cabeças por muitas horas depois de ve-los: O Leitor e O curioso caso de Benjamin Button. Um fato interessante é que no caso do primeiro, coincidentemente encontrei a minha amiga Karin e sua amável mãe na fila do cinema e acabamos vendo o filme todos juntos. Mega coincidência ainda mais numa cidade deste tamanho. O filme é de uma sutileza e sensibilidade sem igual. Vale muito a pena.
O Curioso caso... também é bem bacana e sua história fantasiosa nos põe em muitos momentos a questionar a forma como vivemos a vida. Um filme longo, mas que você não sente passar.
Agora vamos às boas comidas e vinhos. Um restaurante que gosto de ir e não poderia deixar de visitar é o Spot. O lugar é maravilhoso, a comida demais e é bem petinho da paulista. http://basilico.uol.com.br/spot/
Pela primeira vez (demorei né?) fui comer sushi na Liberdade. A indicação da Lili nãpoderia ser melhor e conheci Takô. (http://www.tako.com.br/). A entrada tem que ser a Lula recheada com Shimeji e molho Tarê ok? Rs... Pode anotar...
Aproveitei para encontrar o meu amigo Edu Ardanuy, com que não tinha um bom papo há algum tempo. Ele sugeriu uma cantina italiana que fica ao lado do Souza Lima, também perto da paulista que é maravilhosa. Arrisco dizer que foi um dos melhores Filés à Pargianna que eu já comi. Justiça seja feita, o Spaguetti à Carbonara não estava à altura, mas neste quesito a minha referência é meio acima da média. (né Celine? :)) Sempre divertido encontrar o Edu. (Edu, não esquecerei de leva-lo ao Porcão novamente quando estiveres em Bsb... ;))
E ontem, fui pela segunda vez a uma das melhores pizzarias que conheço, a Bráz (http://www.casabraz.com.br/). Ela é considerada por muitos a melhor pizza de SP e não duvido. Pizza saborosíssima, uma boa carta de vinhos e um ambiente muito agradável. Estando a SP não deixe de conhecer também.
Tenho que ir agora, montagem, passagem de som e acho que ficamos no teatro direto até a hora do show. Beijos e abraços!
11 de fevereiro de 2009
Letras 28
Aos meus amigos que gostam de uma boa leitura
Terminei de ler um livro do Gabriel Garcia Marques, Memórias de minhas putas tristes, e tem um trecho que achei muito intrigante e quero dividí-lo com vcs, vejam se não é demais:
"Descobri que minha obsessão por cada coisa em seu lugar, cada assunto em seu tempo, cada palavra em seu estilo, não era o prêmio merecido de uma mente em ordem, mas, pelo contrário, todo um sistema de simulação inventado por mim para ocultar a desordem da minha natureza. Descobri que não sou disciplinado por virtude, e sim como reação contra a minha negligência; que pareço generoso para encobrir minha mesquinhez, que me faço passar por prudente quando na verdade sou desconfiado e sempre penso o pior, que sou conciliador para não sucumbir às minhas cóleras reprimidas, que só sou pontual para que ninguém saiba como pouco me importa o tempo alheio. Descobri, enfim, que o amor não é um estado da alma e sim um signo do zodíaco".
9 de fevereiro de 2009
The story of stuff
Os conceitos e as idéias foram organizados de forma tão boa e divertida que chega a ser didático. Recomendo que todos assistam o video inteiro com muita atenção, pois realmente acredito que a importância desse tipo de informação é vital para nós e futuras gerações.
Interessante este video cair na minha mão justamente hoje, pois mais cedo, ao sair parar um corrida no parque da cidade encontrei dois amigos com quem conversei sobre diversos assuntos aleatórios, dentre eles sobre parte do que é expressado no video: como precisamos de bem menos pra viver e ser feliz do que achamos.
No Youtube o video está dividido em várias partes e postarei apenas a primeira aqui como teaser... No link abaixo você encontra o video completo (uns 20 minutos), dublado para o português. Assista pelo link pois a tela é maior e carrega mais rápido.
Espero os comentários de vocês sobre o assunto ok?
Boa semana para todos.
LINK PARA O VIDEO COMPLETO:
http://www.unichem.com.br/videos.php
P.s Obrigado pela dicca Keylica. Bjo!
7 de fevereiro de 2009
5 de fevereiro de 2009
Novo Myspace e música inédita!
Marcelo Barbosa acaba de lançar um novo Myspace. O responsável pelo design da nova página foi artista gráfico Gustavo Sazes (www.abstrata.net), famoso por seus diversos trabalhos com artistas nacionais e internacionais, também recentemente responsável pelas artes do CD Fragile Equality do Almah, além de seu Myspace e site oficial. No novo Myspace de Marcelo Barbosa você encontrará informações sobre o músico, suas discografia, videos, fotos e a música inédita "Who's next?"
Confira o novo myspace de Marcelo Barbosa: http://www.myspace.com/
4 de fevereiro de 2009
Reciclagem!
Tô vendendo alguns produtos que não tenho usado e que estão parados aqui.
Quem tiver interesse dá uma olhada no meu perfil do Mercado Livre:
http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_95619131
Podem enttrar em contato por lá ou por email ok?
Abraços!