15 de agosto de 2008

TKD!

As Olimpíadas e a Copa do Mundo sempre mexem com o inconsciente coletivo. No meu caso também com o consciente. Adoro assistir qualquer modalidade (só durante as Olimpíadas). É muito emocionante saber que ali estão os melhores do mundo no que que eles fazem. no que escolheram fazer. Imaginar a vida de escolhas, privações e sacrifícios que muitas vezes têm que viver para um dia poder estar ali entre os melhores do mundo. Assistir alguém ganhar medalha de ouro então sempre foi um grande prazer. Não importa a nacionalidade ou o esporte... tá, pra ser sincero, digamos que por algum motivo obscuro, se a nacionalidade não for de um país de primeiro mundo me emociona ainda mais. Dá um frio na barriga, umas sensação parecida com angústia mas sei lá como é bom. Dá um orgulhe pelo feito de outrem. Um orgulho alheio eu diria...rs

Há muitos anos treino Taekwondo, uma arte marcial coreana que, salvo engano, vai participar das Olimpíadas pela terceira vez valendo no quadro de medalhas. (A primeira vez foi como esporte demonstrativo acho que há uns 20 anos) Desde moleque que eu curto artes marciais. Minha mãe me colocou no caratê ainda com uns 11 ou 12 anos de idade e depois disso mudei algumas vezes de modalidade até encontrar o TKD aos 16 anos e fincar raízes profundas neste maravilhoso esporte.

O fato é que apesar de ser uma luta extremamente praticada em muitos países do mundo ainda é relativamente pouco conhecida no Brasil. Muita gente já ouviu falar mas não sabe direito do que se trata. Resumidamente, bem resumidamente é um boxe com as pernas. (um dos motivos que optei pelo TKD, já que machucar as mãos dando socos estava fora de cogitação pra quem queria seguir a carreira de músico) Qualquer chute acima da linha da cintura vale mas só são pontuados os golpes que atingirem o protetor de tórax (1 ponto) ou a cabeça (2 pontos). Mesmo acertando o protetor de tórax, para se pontuar é necessário que o chute seja encaixado, preciso e com potencia. Não é só encostar o pé. No TKD o knockout é permitido, mas não é algo tão frequente pelo uso dos protetores. O esporte chama a atenção pela plasticidade com chutes altos, rodados e vez ou outra as populares "voadoras" mas é claro que, como é vida real e não filme, as lutas muitas vezes são mais paradas, dependendo do estilo do atleta.

Tudo isso é pra dizer que o TKD começa dia 19 nos jogos olímpicos e que temos bons brasileiros representando o Brasil no esporte. As chances de medalhas são boas, então vale à pena conferir.

Encontrei um video com uma edição de melhores momentos nos jogos de Atenas. Apesar de vez ou outra o áudio ficar mudo achei legal alguns momentos postados pelo autor e acho que é uma boa chance de quem nunca viu conhecer um pouco do esporte.

Abraços!

Nenhum comentário:

 
Free counter and web stats