26 de fevereiro de 2011

Letras 54

Trecho de um dos meus livros de cabeceira (O Homem Medíocre), pilar formador de minha psique, com mais quatro ou cinco obras de igual valor.

"Há alguns excessos de bondade que não poderiam diferenciar-se do envilecimento; há falta de justiça na moral do perdão sistemático. Fica bem perdoar uma vez, e seria iníquo não perdoar nunca; mas, aquele que perdoa duas vezes, torna-se cúmplice dos malvados.

Não sabemos o que teria feito Cristo, se lhe tivessem esbofeteado a outra face que ofereceu ao que o afrontara, esbofetando a primeira: os escolásticos preferem não discutir este problema.

Ensinemos a perdoar; mas ensinemos, também, a não ofender. Será mais eficiente. Ensinemos com exemplo, não ofendendo. Admitamos que, na primeira vez, ofende-se por ignorância; mas convém crer que, na segunda, seja por vilania. O mal não se corrige com a complacência, nem com a cumplicidade; isto é nocivo, como os venenos, e devem opôr-se, a tal conceito, antídotos eficazes: a reprovação e o desprezo."

5 comentários:

Bel disse...

Você tinha toda razão... Precisa mesmo ler isso! Valeu!!! Sem palavras... Beijão!

MBarbosa France disse...

To meditate... Thanks again Marcelo for all these reflections and great texts ... It's so great to find human like you on this planet !

Greetings from France !

Sylvie.

Monica Fontes disse...

"O mal não se corrige com a complacência, nem com a cumplicidade"

É Marcelão, às vezes o mal não se corrige com absolutamente nada. A única coisa que podemos fazer é nos afastar do que nos machucou.

Rejane Bezerra disse...

Oi, Marcelo!!! Adorei o texto e fez-me lembrar de uma frase de Napoleão Bonaparte que é algo assim: "Perdoe os seus inmigos, mas não esqueça seus nomes."

Então, é cruel, mas enfim... é para pensar mesmo.

Detalhe: adorei a trilha sonora do blog. Tô ouvindo aqui. Mil bjs para vc, Rejane

Marcelo Barbosa disse...

Obrigado gente!
O mérito é do autor, mas fico feliz em ajudar a divulgar uma obra que considero tão importante.

 
Free counter and web stats