23 de janeiro de 2009

Letras 27

Mário Quintana, um poema do qual gosto muito e algumas frases e citações brilhantes...

O TEMPO


O despertador é um objeto abjeto.

Nele mora o Tempo. O Tempo não pode viver sem nós para não parar.

E todas as manhãs nos chama freneticamente como um velho paralítico a tocar a campainha atroz.

Nós é que vamos empurrando, dia a dia, sua cadeira de rodas.

Nós, os seus escravos.

Só os poetas

Os amantes

Os bêbados

Podem fugir

Por instantes

Ao Velho.... Mas que raiva impotente dá no Velho

Quando encontra crianças a brincar de roda

E há outro jeito senão desviar delas a sua cadeira de rodas!

Porque elas, simplesmente, o ignoram...


(O Trágico Dilema)
"Quando alguém pergunta a um autor o que este quis dizer, é porque um dos dois é burro."

AS INDAGAÇÕES
"A resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas."

"A preguiça é a mãe do progresso. Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda."

"A alma é essa coisa que nos pergunta se a alma existe."

"Autodidata é um ignorante por conta própria."

DA FELICIDADE
"Quantas vezes a gente,em busca da ventura,
Procede tal e qual o avozinho infeliz:
Em vão,por toda parte,os óculos procura
Tendo-os na ponta do nariz!"

DAS UTOPIAS
"Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas!"

"Dizes que a beleza não é nada? Imagina um hipopótamo com alma de anjo... Sim, ele poderá convencer os outros de sua angelitude - mas que trabalheira!"

DA OBSERVAÇÃO
"Não te irrites, por mais que te fizerem...
Estuda, a frio, o coração alheio.
Farás, assim, do mal que eles te querem,
Teu mais amável e sutil recreio..."

DOS MILAGRES
"O milagre não é dar vida ao corpo extinto,
Ou luz ao cego, ou eloqüência ao mudo...
Nem mudar água pura em vinho tinto...
Milagre é acreditarem nisso tudo!"

"E um dia os homens descobrirão que esses discos voadores estavam apenas estudando a vidas dos insetos..."

"Esses que puxam conversa sobre se chove ou não chove - não poderão ir para o Céu! Lá faz sempre bom tempo..."

"Há 2 espécies de chatos: os chatos propriamente ditos e ... os amigos, que são os nossos chatos prediletos."

"Não me ajeito com os padres, os críticos e os canudinhos de refresco: não há nada que substitua o sabor da comunicação direta."

"O grande consolo das velhas anedotas são os recém-nascidos..."

"O passado não reconhece o seu lugar: esta sempre presente."

"O pior dos problemas da gente é que ninguém tem nada com isso."

"O que me impressiona, à vista de um macaco, não é que ele tenha sido nosso passado: é este pressentimento de que ele venha a ser nosso futuro."

"O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você."

"Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem."

"Quem pretende apenas a glória não a merece."

"Reflexão de Lavoisier ao descobrir que lhe haviam roubado a carteira: nada se perde, tudo muda de dono."

"Sempre me senti isolado nessas reuniões sociais: o excesso de gente impede de ver as pessoas..."

"Sonhar é acordar-se para dentro."

POEMINHA DO CONTRA
Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!

"Linha Curva
O caminho mais agradável entre dois pontos"

"Linha Reta
Linha sem imaginação."

"Cada pessoa pensa como pode..."


GÊNIO!

Rs...

9 comentários:

Suzane Lima disse...

"Autodidata é um ignorante por conta própria."
hehehe, muito boa essa...

Suzane Lima disse...

"E um dia os homens descobrirão que esses discos voadores estavam apenas estudando a vidas dos insetos..."
mas essa é melhor!

Marcelo Barbosa disse...

Eu adoro... rs
Acho ele de um nível de deboche e tiraão de sarro sem igual. E obviamente sem perder a genialidade. Por trás dessas citações engraçadas sempre há MUITA coisa a ser pensada...

Anônimo disse...

Boa seleção! ;)
Bom, eu prefiro mais o lado melancólico do Mário Quintana do que o de 'tirão', apesar de ser muito bom também, haha.

Eu incluiria mais esse, meu favorito:

O AUTO-RETRATO

No Retrato que me faço
- traço a traço -
às vezes me pinto como nuvem,
às vezes me pinto áarvore...

às vezes me pinto coisas
de que nem há mais lembrança...
ou coisas que não existem
mas que um dia existirão...

e, desta lida, em que busco
- pouco a pouco -
minha eterna semelhança,

no final, que restará?
Um desenho de criança...
Corrigido por um louco!

Marcelo Barbosa disse...

Adoro o auto-retrato também. Não daria pra colocar tudo que gosto dele aqui pois, independente da sua faceta, gosto de praticamente tudo. Só selecionei algumas bem divertidas e ou que fazem muito sentido neste momento da minha vida. :)

Beijo Poca!

;)

Monteirocker's disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcelo Barbosa disse...

Tenho sim.

Tenho 4 perfis por lá, pois cada um só pode ter 1000 usuários cadastrados.

O que ainda tem espaço pra aceitar amigos é o Marcelo Barbosa 4.

Abraço!

Anônimo disse...

Marcelo, qta sensibilidade... Mário Quintana eh impar. Tem uma dele que eh mto interessante, e vale a reflexão:

Quem disse que eu me mudei?
Não importa que a tenham demolido: A gente continua morando na velha casa em que nasceu.

Sempre agradável passar pelo seu blog. Beijinho!

Marcelo Barbosa disse...

Que coisa maravilhoa Iza. Essa eu não conhecia... mas tem muito sentido.

Seja sempre bem-vinda e obrigado por postar.

;)

Bjo!

 
Free counter and web stats