14 de dezembro de 2006

Letras 8

Fui apresentado a um texto hoje pelo meu amigo Lucas Fagundes show de bola. À partir deste acabei encontrando outros...


Seguem alguns trechos interessantes:

"Eles sabem que a guerra é uma coisa tão cruel que convém mais aos animais ferozes que aos homens; tão furiosa que as próprias Fúrias, segundo os poetas, a vomitaram sobre a terra; tão funesta que arrasta consigo as desordens mais terríveis; tão injusta que geralmente é estimulada pelos mais infames bandidos; tão ímpia que é inteiramente contrária a Jesus Cristo; no entanto, esses vigários de um Deus de paz negligenciam qualquer outra ocupação para se entregar inteiramente a essa arte abominável. Vêem-se às vezes velhos decrépitos demonstrar nessas guerras um vigor de homem jovem, gastar quantias imensas para sustentá-las, expor-se com um ardor infatigável a todos os trabalhos que elas exigem, subverter sem escrúpulo as leis, a religião, a paz, e tornar-se enfim os flagelos do gênero humano. Acreditariam que há aduladores sagazes que ousam dar a essa fúria evidente os belos nomes de zelo, de piedade e de coragem, e que empregam toda a sutileza de seu espírito para provar que quem saca a espada e a enterra no peito do irmão pode no entanto conservar, no coração, aquela caridade perfeita para com o próximo que Jesus Cristo tanto recomendou a seus discípulos?"

Não, Erasmo de Roterdam fala aqui dos papas de seu tempo, e não de Bush e seus asseclas. Impressionante (in Elogio da Loucura).


*********************

Ele também fala, referindo-se a artistas metidos a besta:

"Quanto menos talento possuem, maior seu orgulho, sua vaidade, sua arrogância. Todos esses loucos encontram, porém, outros loucos que os aplaudem; pois, quanto mais uma coisa é contrária ao bom senso, mais ela atrai admiradores ; o que há de pior é sempre o que agrada a maioria; e nada é mais natural, posto que, como já vos disse, a maior parte dos homens são loucos. Ora, como os artistas mais ignorantes estão sempre muitos satisfeitos consigo mesmos e gozam da admiração da maioria, eles procederiam mal se fizessem um esforço infinito para adquirir verdadeiros talentos, que, afinal, apenas serviriram para fazer dissipar a idéia vantajosa que têm do próprio mérito, para torná-los mais modestos e para diminuir em muito o número de seus admiradores."

Valeu Lukete! (Me paga um chiclete?)

Fonte : http://www.verbeat.org/blogs/eporaqui/

Um comentário:

Anônimo disse...

Algumas coisas (infelizmente) nunca mudam e vivem se repetindo. Parem o mundo que eu quero descer!

 
Free counter and web stats