9 de agosto de 2007
Rock'n Roll de Olhar
A polêmica arte de Banksy
por Yami Trequesser
O nome dele talvez seja Robert Banks, ninguém tem muita certeza. Talvez ele seja de Brighton e tenha uns 30 anos, mas ninguém pode confirmar. A mídia nunca conseguiu fotografar seu rosto. O que ajuda muito, quando se tem a polícia de Londres querendo prendê-lo por pichar a cidade. O público, no entanto, adora as criações de Banksy www.banksy.co.uk.
Pode ser que você nunca tenha ouvido falar nele, mas provavelmente já viu seus stencils – nome do estilo de arte que ele cria – pelos muros e prédios de Londres. Existem muitos. Tem o anjo bêbado sentado no chão segurando uma garrafa, ratos escalando uma placa na qual se lê ' Proibido Escalar', a morte com a cara do smile, a Rainha fazendo sexo oral com outra mulher…
Vários desenhos apresentam temas políticos, outros estão simplesmente ali para entreter o passante – como a imagem dos dois guardas do sexo masculino se beijando na boca. Ele adora enfeitar as feias fachadas da cidade com arte divertida e inteligente, como ele mesmo explica em seu site.
" Imagine uma cidade na qual grafiti não fosse ilegal, uma cidade na qual qualquer pessoa pudesse desenhar onde quisesse. Um lugar no qual cada rua fosse banhada com milhões de cores e frases simples. Um lugar no qual ficar num ponto de ônibus nunca fosse chato. Uma cidade que fosse essa coisa vívida que respirasse e que pertencesse a todos, não somente as consultoras de imóveis e aos barões dos negócios. Imagine uma cidade assim e não encoste nessa parede, que está molhada."
Banksy não gosta de conceder entrevistas, afinal tudo o que ele tem para dizer sobre o mundo está em seus desenhos. Mas recentemente a Wired conseguiu convencê-lo a falar um pouco sobre sua arte para a edição de 10 anos da revista.
Ele começou na carreira como um grafiteiro alternativo. E por criar uma arte inteligente passou de artista marginalizado a artista famoso – mesmo assim a polícia continua atras dele. Um quadro dele pode custar até US$ 7 mil. Mas Banksy não está nem aí para essa tal fama. Foi convidado para fazer um comercial para a Nike e não quis. Preferiu continuar a fazer arte polêmica. Há alguns anos entrou no American Museum of National History, em Nova Iorque, e discretamente colocou um de seus quadros na parede. Demorou algum tempo até o pessoal do museu descobrir a brincadeira. Já fez a mesma coisa no British Museum e Natural History, ambos em Londres, e no Brooklyn Museum em Nova Iorque.
Ele gosta muito de ousar, como dá para ver. Há alguns meses pintou 9 imagens na barreira do West Bank em Israel. As pinturas mostram o que existe 'do outro lado' do muro . Além de ousar no mundo real, também ousa no virtual. No site www.banksy.co.uk mensalmente acontece uma caça ao tesouro, na qual Banksy convida as pessoas a participar e ganhar peças com seus desenhos. A caça deste mês acontece na Palestina, onde em alguma parte perto do West Bank ele pintou a imagem de um rato numa pedra. Embaixo dela existe um papel com algo escrito. A primeira pessoa que mandar um email para o site com a tal palavra ganha um desenho by Banksy.
A pergunta que fica agora é quando será que ele vai aparecer em terras brasileiras e usar seus stencils para retratar a caótica realidade do nosso país? Watch this space…
Deliciem-se!
www.banksy.co.uk
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário