9 de abril de 2006

BIOGRAFIA

Marcelo Barbosa começou a tocar guitarra aos doze anos de idade. Durante alguns anos, estudou com vários professores, mas principalmente Allan Marshall, que lhe ensinou os princípios da Harmonia e da Improvisação.

Aos dezessete já era músico profissional e lecionava em duas das principais escolas de Brasília. Nesse mesmo período, começa a tocar na noite brasiliense, acompanhar cantores e participar de gravações como músico contratado.

Em 1996, decide montar a sua própria escola. A idéia era fundar um instituto especializado em guitarra, coisa até então inédita em Brasília. Marcelo Barbosa escreveu todo o material didático e, além de lecionar, coordenava os outros professores. O GTR cresceu e hoje é uma das referências no ensino da guitarra no país, tendo atendido a mais de quatro mil alunos ao longo da sua história e conta, atualmente, com mais de 500 alunos matriculados em três unidades.

Ao longo dos anos, Marcelo Barbosa participou de diversos cursos com nomes como Greg Howe, Lula Galvão, Hélio Delmiro, Toninho Horta, Guinga, Ian Guest dentre outros, aprimorando a sua técnica e sua musicalidade.

No ano de 2000, Marcelo começa a trabalhar com a banda de Pop/Rock Zero10, tocando nas principais casas de shows de Brasília, assim como em eventos particulares.

Em 2001, Marcelo é convidado a integrar o time de colunistas da conceituada publicação nacional de guitarra Guitar Class, onde permaneceu colaborando por quase dois anos.

Em 2002, Marcelo embarca para os EUA a fim de participar de um curso de verão na Berklee Colege of Music, a mais conceituada faculdade de música do mundo. Dentre mais de 400 guitarristas de todo o mundo, Marcelo é um dos doze selecionados para ganhar uma bolsa de estudos para o curso regular da faculdade.

Em 2003 acontece o lançamento do primeiro CD da banda Khallice, The Journey, que recebe excelentes críticas em revistas e sites especializados, e é indicado como um dos melhores álbuns de metal do ano pela revista Roadie Crew.

Ainda em 2003, é convidado a participar do CD Guitarras do Cerrado, uma coletânea que reúne cinco dos mais expressivos nomes da guitarra brasiliense. Marcelo grava duas músicas inéditas e instrumentais para esse projeto, e começa a divulgar o seu trabalho solo.

Em janeiro de 2004, o CD do Khallice, já esgotado, é re-lançado pelo selo paulista Hellion, e dessa vez distribuído também na Europa e em outros países da América do Sul. The Journey mais uma vez recebe excelentes críticas da mídia especializada, dentro e fora do Brasil.

2005 foi o ano de dois novos lançamentos fonográficos para Marcelo. A coletânea Metal do Cerrado (GRV) com cinco bandas expressivas de metal do DF conta com duas músicas do Khallice e o primeiro CD autoral da banda Zero10 intitulado Novo Dia.

No segundo semestre de 2005 recebe o convite para escrever mensalmente para uma das maiores revistas especializadas do Brasil, a Cover Guitarra permaneccendo em seu time de cooolunistas até hoje.

Ainda em 2005 Marcelo viajou por várias cidades do Brasil como São Paulo, Fortaleza, Belo Horizonte e Goiânia, ministrando workshops e fazendo shows ao lado da Khallice.
Marcelo acaba de escrever um método sobre técnica da série Toque de Mestre da editora paulista HMP que será lançado ainda no começo de 2006 sendo vendido nas bancas de revistas de todo o Brasil.

Outros lançamentos ainda para o primeiro semestre de 2006 são um DVD ao vivo e o segundo CD do Khallice.

Marcelo Barbosa ainda trabalha ao lado de diversas marcas, ajudando a desenvolver e divulgar os seus produtos. São elas Guitarras Tagima, cordas Elixir, amplificadores Warm Music e cabos Santo Ângelo.
 
Free counter and web stats